FAQ

Perguntas mais frequentes

O que é o Instituto Chocolate?

 

- É uma entidade de direito privado, que não visa lucro, e tem estatutariamente responsabilidade com a proteção do meio ambiente, basicamente no sul da Bahia, apoiando um programa de capacitação de produtores rurais que cultivam cacau sob o sistema cabruca – cacau cultivado sob floresta – com base nos princípios da conservação produtiva.

 

O que é Cabruca?

 

- É um sistema de produção de cacau que não precisa devasta mata para ser cultivado. O cacau é produzido em convivência com a mata e gera muitos benefícios ambientais, tais como sequestro de carbono, retenção de água no solo, preservação de nascentes de rios, manutenção da

 

O que é Cabrucabilidade

 

- É o nome que o Instituto Chocolate colocou em seu programa de apoio aos produtores que cultivam cacau pelo sistema cabruca, buscando simultaneamente bons resultados econômicos, sociais, culturais, educacionais e ambientais.

 

Quem mantém o Instituto Chocolate?

 

- Os projetos que ele elabora, propõe e recebe aprovação, financiamento e apoio de empresas privadas e instâncias públicas.

 

Quais são as atividades do Instituto Chocolate?

 

Atualmente o IC desenvolve quatro programas gerais, a saber:

 

  1. Programa de Marketing Territorial, no qual busca promover o sul da Bahia, seus patrimônios ambiental, cultural e institucional, com destaque para a valorização da Ceplac e seus técnicos e cientistas que vêm há 60 anos construindo conhecimento  e oferecem um legado capaz de dar suporte a planos de desenvolvimento regional.

  2. Programa Cabrucabilidade, que apoia os produtores que cultivam cacau pelo sistema cabruca, buscando simultaneamente bons resultados econômicos, sociais, culturais, educacionais e ambientais, com destaque para o programa Cacau 500, que ensina os produtores a elevar a produtividade do cacaueiro.

  3. Programa de Meliponicultura, no qual buscar desenvolver ações para a elevação da produtividade do mel e derivados no sul da Bahia e organizar a cadeia produtiva do setor, com o projeto Itabuna Cidade das Abelhas.

  4. Programa Cabrucapacitar de educação continuada para crianças, adolescentes, jovens rurais, proprietários e trabalhadores(as) rurais para valorizar as práticas culturais que produzem subsistência e respeitam o meio ambiente.

 

Quem pode participar do Instituto Chocolate?

 

Quem tiver bons projetos para apresentar e desenvolver em conformidade com os objetivos da entidade são muito bem vindos.

 

Quem são os parceiros do Instituto Chocolate na execução desses programas?

 

Ceplac, Biofábrica, Sebrae, Fundação Pau Brasil, Amurc, Prefeituras de Itabuna, Ilhéus, Jussari, Ibirapitanga, Itacaré e empresas privadas.

Costa do Cacau - Brasil

©2018 BY INSTITUTO CHOCOLATE.- Nível Consultoria